Nos dois primeiros post, falamos e pensamos sobre o mal do atual século: A ansiedade. Como esta se forma e permanece em nosso cotidiano atrapalhando muitas vezes o desenvolvimento de nossas atividades. A pergunta era bem clara, ansiedade para que te quero?  Aprendemos nessas nossas conversas que existe uma diferenciação entre a ansiedade normal e a patológica e, no tocante a última, NÃO a queremos, porque ela nunca traz benefícios para o indivíduo.

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No final do nosso último encontro prometi que traria para vocês uma forma de ter menos ansiedade e mais qualidade de vida e promessa feita é promessa cumprida, vamos ás dicas.

  1. Mantenha-se no hoje. O passado você não pode modificar e o amanhã você não o conhece. È no presente que está a sua vida. Aproveite!!!
  2. Escute seu corpo, ele lhe dar os sinais;
  3. Pense positivo e tenha cuidado com seus pensamentos negativos;
  4. Aprenda a relaxar.

Exercício de Relaxamento

1)Respiração

– Percepção da Respiração:

Deite-se no chão. Com as pernas estendidas, ligeiramente afastadas, com os dedos dos pés voltados para fora, braços ao longo do corpo, sem tocá-lo. As palmas das mãos voltadas para cima e os olhos fechados.

Preste atenção na respiração. Coloque a mão sobre o ponto que parece subir e descer mais, enquanto você inspira e expira. Se este ponto estiver localizado no tórax, você não está utilizando bem a parte inferior dos pulmões.

 

– Respiração Diafragmática:

Colocar uma das mãos sobre o abdome e a outra sobre o tórax.

Inspirar lenta e profundamente pelo nariz, expandindo o abdome, empurrando a mão para cima até onde for confortável.

Prestar atenção na respiração, à medida que for ficando cada vez mais relaxado.

No final de cada sessão de respiração: verificar se há ainda alguma tensão no corpo. Comparação do nível de relaxamento antes e depois do exercício.

Continuar respirando profundamente por cinco ou dez minutos.

 

  1. Relaxamento Muscular

Você vai contrair e relaxar diversos grupos de músculos até que esses estejam completamente relaxados. Os músculos trabalhados são os dos: braços e mãos, pernas e pés, face, costas, ombros e pescoço e barriga.

Instruções iniciais: Feche os olhos, procure uma posição confortável. Respire calmamente.  Você se sentirá completamente tranquilo, tranquilo, tranquilo…

Preste atenção na sua respiração, enquanto isso você pode perceber os sons à sua volta. Se você quiser pode perceber agora ou daqui a pouco a temperatura do lugar onde se encontra ou o contato dos seus pés, o pé direito e o esquerdo, o pé esquerdo e o direito.

Agora vamos fazer uma contagem de cinco até zero e cada número que contamos vai fazer com que você se sinta mais relaxado, relaxado, relaxado… Agora podemos contar o número cinco, depois quatro, enquanto prestamos atenção aos nossos pés, o pé direito, o pé esquerdo, o esquerdo e o direito. Quatro. Os barulhos estão lá fora, enquanto respiramos calmamente, calmamente, calmamente….Podemos perceber agora ou daqui a pouco uma sensação agradável de relaxamento, de paz. Três, dois… Tranquilamente, Suavemente, profundamente, um e zero.

No mais escolha o lado feliz da vida e boa jornada.

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Até breve com mais alguns assuntos para melhorar sua qualidade de vida nessa jornada incrível que é a vida.

Referências:

Fotos: Google!

WRIGHT, Jesse H., BASCO, Monica R. & THASE, Michael E., Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: Um Guia Ilustrado, Porto Alegre: Artmed, 2008.

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